Como configurar CFOPs para devoluções

Aprenda neste manual como realizar devoluções e trocas de produtos no sistema para clientes e fornecedores.

Para realizar os procedimentos é necessário verificar se os respectivos CFOPs estão cadastrados corretamente.

Devolução do cliente – produto não danificado(sem defeito). Quando optar por este CFOP no pedido de venda o produto não apresenta defeito. O sistema dará entrada no estoque da loja para poder vender novamente.

Campos obrigatório para operação.

Opções: marcar somente devolução                Movimento de estoque: selecionar entrada.

DEVOLUÇÃO (material não danificado) o produto volta para estoque da loja.

Troca Defeitoproduto danificado ( com defeito). Quando optar por este CFOP no pedido de venda, o produto apresenta defeito, o sistema dá entrada em estoque apartado do estoque normal (estoque defeito), para realizar controle no relatório de repositório de troca, sendo assim dará entrada no estoque defeito e não no estoque da loja.

Campos obrigatório para operação.

Opções: marcar devolução e Troca defeito              Movimento de estoque: selecionar entrada.

TROCA DEFEITO (material danificado) o produto não volta para o estoque da loja, da entrada no estoque defeito.

Para autorizar a visualização e utilização destes CFOPs na tela do pedido de venda: É necessário acessar a tela  Regras de Visibilidade >aba  CFOPs de vendas, selecionar o grupos que ira utilizar os CFOP (na tela do pedido de venda)  e  clicar sobre os CFOPs cadastrados para a utilização do recursos.

 

Quando o cliente solicita a DEVOLUÇÃO (sem defeito) ou  DEVOLUÇÃO (com defeito) de um produto, o usuário deverá lançar um pedido de venda selecionando a natureza de operação como  devolução com defeito ou devolução sem defeito ( conforme cadastro) , informando a quantidade e produto devolvido.

Realizando este processo seu estoque fica atualizado com a quantidade disponível separada da quantidade de produtos com defeitos.

*Obs: Lembrando que também precisa incluir o CFOP de Devolução para o fornecedor que precisa estar como saída e utilizar o numero do CFOP de devolução para questões fiscais.

Porem a emissão da nota, não movimenta estoque. 

 

Após incluir os  CFOPs para devoluções :

Entre na tela configuração global > aba pedido de devolução e selecione a seguintes opções  opção:

CFOP troca em bom estado > selecione o cfop devolução sem defeito.

CFOP troca defeito > selecione o cfop devolução cem defeito.

E clique em salvar.

Entre na tela cliente > clique em incluir > faz o  cadastro com os dados da loja e salva.

Pronto já pode utilizar o recurso de devoluções.