Aprenda neste manual como realizar devoluções e trocas de produtos no sistema para clientes e fornecedores.
Para realizar os procedimentos é necessário verificar se os respectivos CFOPs estão cadastrados corretamente.
Devolução do cliente – produto não danificado(sem defeito). Quando optar por este CFOP no pedido de venda o produto não apresenta defeito. O sistema dará entrada no estoque da loja para poder vender novamente.
Campos obrigatório para operação.
Opções: marcar somente devolução Movimento de estoque: selecionar entrada.
DEVOLUÇÃO (material não danificado) o produto volta para estoque da loja.
Troca Defeito – produto danificado ( com defeito). Quando optar por este CFOP no pedido de venda, o produto apresenta defeito, o sistema dá entrada em estoque apartado do estoque normal (estoque defeito), para realizar controle no relatório de repositório de troca, sendo assim dará entrada no estoque defeito e não no estoque da loja.
Campos obrigatório para operação.
Opções: marcar devolução e Troca defeito Movimento de estoque: selecionar entrada.
TROCA DEFEITO (material danificado) o produto não volta para o estoque da loja, da entrada no estoque defeito.
Para autorizar a visualização e utilização destes CFOPs na tela do pedido de venda: É necessário acessar a tela Regras de Visibilidade >aba CFOPs de vendas, selecionar o grupos que ira utilizar os CFOP (na tela do pedido de venda) e clicar sobre os CFOPs cadastrados para a utilização do recursos.
Quando o cliente solicita a DEVOLUÇÃO (sem defeito) ou DEVOLUÇÃO (com defeito) de um produto, o usuário deverá lançar um pedido de venda selecionando a natureza de operação como devolução com defeito ou devolução sem defeito ( conforme cadastro) , informando a quantidade e produto devolvido.
Realizando este processo seu estoque fica atualizado com a quantidade disponível separada da quantidade de produtos com defeitos.
*Obs: Lembrando que também precisa incluir o CFOP de Devolução para o fornecedor que precisa estar como saída e utilizar o numero do CFOP de devolução para questões fiscais.
Porem a emissão da nota, não movimenta estoque.
Após incluir os CFOPs para devoluções :
Entre na tela configuração global > aba pedido de devolução e selecione a seguintes opções opção:
CFOP troca em bom estado > selecione o cfop devolução sem defeito.
CFOP troca defeito > selecione o cfop devolução cem defeito.
E clique em salvar.
Entre na tela cliente > clique em incluir > faz o cadastro com os dados da loja e salva.
Pronto já pode utilizar o recurso de devoluções.