Como conceder créditos de devoluções ou trocas de produtos dos clientes

Aprenda neste manual como gerar e utilizar créditos das operações de devolução ou troca de produtos.

Existem três opções para este processo de devolução no financeiro.

1º opção – Número da devolução como crédito

Ao lançar o pedido de devolução, podemos utilizar o numero do pedido como crédito no recebimento. Caso o valor da nota compra do cliente seja menos ou igual ao valor da devolução, não há necessidade de informar o cliente (apenas ter a própria loja no cadastro de cliente). Se o valor da nova compra for maior que o valor da devolução, o nome do cliente deverá ser informado ou no pedido de devolução ou na novo pedido de venda.

 

2º opção – Gerar crédito a partir do pedido de devolução

Ao lançar o pedido de devolução, podemos gerar credito para cliente. O valor do pedido fica disponível para o cliente e, quando for realizar uma nova compra, poderá utilizar este credito. É necessário informar o nome do cliente no pedido de devolução.

3º opção – Devolver em dinheiro a partir do pedido de devolução

Ao lançar o pedido de devolução, é possível devolver em dinheiro. O valor será debitado do caixa associado ao usuário logado que realizou o processo. É importante se atentar que o valor não aparecerá como troco, pois não foi resultado de nenhuma operação. Ele será simplesmente subtraído das entradas para que o valor na gaveta corresponda com as entradas em dinheiro.