Como configurar envio de e-mail no sistema

Aprenda nessa manual como configurar o sistema para enviar e-mail dos pedidos e arquivos fiscais.

Descrição do recurso

O sistema utiliza seu provedor de e-mail para enviar mensagem de arquivos para clientes e fornecedores. Para utilizar este recurso é preciso inserir as informações do seu provedor de e-mail no sistema.

Existem três telas para realizar este cadastro:

  • Para envio de notas fiscais, XMLs e boletos > Cadastre o e-mail na tela Configuração Global, aba Nota Fiscal;
  • Para envio do pedido de compra > Cadastre o e-mail na tela Configuração Global, aba Compras;
  • Para envio de pedido de venda, orçamentos e extratos > Cadastro o e-mail na tela Configuração Global, aba E-mail.

Você pode usar um e-mail diferente em cada tela ou o mesmo e-mail para as três, conforme sua necessidade. É importante frisar que o envio de e-mail depende do provedor que é passível de falhas e pode recusar solicitações. Nesses casos é preciso entrar em contato com o suporte do provedor de e-mail. As configurações necessárias para cadastro e uso do SMTP (serviço para envio de e-mail) também são fornecidas por eles.

Instruções:

  1. Preencha o servidor SMTP, a porta SMTP e a opção “SSL”. Seu provedor de e-mail (Terra, Gmail, Hotmail, Locaweb, etc) disponibiliza essas informações em seus sites ou por seus canais de suporte.
  2. Preencha o usuário SMTP e a Senha SMTP; Essas duas informações correspondem, respectivamente, ao seu endereço de e-mail (ex.: sac@webeasy.com.br) e a senha que utiliza para acessar o e-mail (ex.: @1234).

Dica: Alguns provedores, como Gmail, exigem que você libere/dê permissão à serviços de terceiros (como o sistema Revolution, por exemplo) para utilizar a servidor SMTP e enviar mensagem e arquivos.

É importante utilizar o botão “Testar configurações” para ter certeza de que os dados informados estão corretos.

Caso a configuração não funcione, a causa pode ser:

  1. Foi informada senha incorreta ou foi trocada a senha do e-mail e não foi atualizado no sistema;
  2. A porta ou servidor SMTP estão incorretos;
  3. A opção e Segurança SSL foi incorreta de acordo com o serviço.
  4. Instabilidade nos serviços de e-mail de seu provedor.