Entenda sua Rede de Dados

Para utilizar o sistema é pré-requisito essencial a estruturação de rede de dados de computadores. Problemas nessa estrutura, ocasionam diversos transtornos, inclusive falhas no sistema. Por conta disso, apresentamos logo abaixo, um esquema de como deve funcionar uma rede de dados. Esse esquema pode ser usado pelo cliente para verificar se sua rede está operando normalmente e, também, para fornecer a seus prestadores de serviço, responsáveis por tal estrutura.

 

Legenda:

 

  1. Servidor de Dados: É o computador mais importante da rede. Nele ficam armazenados todos os dados do sistema e programas essenciais. É por conta disso que deve-se dispender a maior atenção e cuidado com este computador, verificando sempre seu funcionamento, realizando backups e atualizando seu antivírus. Seu IP deve ser sempre fixo.
  2. Roteador: É o equipamento responsável por permitir a comunicação entre os diversos PCs do estabelecimento. Este equipamento terá IP fixo também. Para facilitar futuras manutenções, é ideal que este distribua o IP (via DHCP) para os computadores da rede, sempre na mesma classe de IP.
  3. O modem é o equipamento que permite a comunicação com a Internet. É fundamental que este seja separado do roteador, pois evita problemas, uma vez que a empresa provedora de internet pode realizar manutenções e, dessa forma, evitar a perca das configurações.
  4. Estações: São os computadores da rede. Devem receber o IP do roteador e se comunicar com o servidor.Importante: 
    a. Os computadores devem se comunicar via endereço IP e via Nome.
    b. Todos os computadores devem estar na mesma classe de rede (em nosso exemplo é a classe 10).
    c. É aconselhável que também estejam no mesmo grupo de trabalho.
    d. É aconselhável, também, configurar a descoberta de rede e marcar como “Empresarial”.