Quatro dicas para controlar seu estoque

Imagine a seguinte situação: você anuncia um produto por um preço promocional imperdível e tem tanto sucesso que o estoque acaba antes do esperado. Diversos clientes chegam procurando pelo produto que já se esgotou . O que acha que vai acontecer com esses clientes? Eles voltarão à sua loja? Isso já aconteceu com você?

Estoque de produtos

Uma coisa é certa: controlar corretamente o estoque é essencial para saúde financeira de qualquer empresa. Por isso vamos dar 4 dicas para te ajudar:

Tenha um mapa de estoque

Isso depende do espaço disponível, mas é sempre bom mapear o estoque, definindo endereços para cada mercadoria. Você pode numerar os corredores, as estantes, as prateleiras e os vãos, criando uma localização única para cada item. Como resultado, você poderá encontrá-los muito mais fácil, estocar e realizar a contagem sem se preocupar em caçar o produto pelo espaço.

Iluminação e limpeza

Dependendo do tipo de mercadoria, o tempo, o clima ou até animais indesejados podem estragar os produtos, por isso manter o local devidamente higienizado é extremamente importante. Além disso, contar com uma boa iluminação é fundamental pois permite aos colaboradores encontrar com facilidade produtos que poderiam passar desapercebidos por estarem em um local mais escuro. Afinal, você não quer perder uma venda mesmo com item em estoque, certo?

Conheça os produtos mais vendidos

Essa dica é super importante, principalmente para comércios que não possuem muito espaço físico. Conhecer os produtos mais vendidos é muito importante, pois são estes que devem ocupar o estoque e garantir a venda. Evite comprar grandes quantidades de produtos com baixo giro, pois além de tomar espaço, podem estragar com o passar do tempo.

Acompanhe as movimentações

Não tem como fugir desta etapa. A única forma de manter o controle é acompanhar periodicamente os movimentos de estoque. Assim, o gestor pode perceber e corrigir caso algo saia fora do esperado. Uma boa dica nesse caso é classificar as movimentações de estoque, como por exemplo venda, compra, produto com defeito, entre outras, para saber exatamente o que está acontecendo.

Dica imperdível!

Realizar o controle de estoque fica bem mais fácil com um sistema pensado para te ajudar. Nosso ERP Revolution 2.0 possui diversas ferramentas para te ajudar a manter o controle! Ele conta com ferramentas como auditoria de estoque, que exibe todas as movimentações do produto, ajustes de estoque, onde você pode classificar as movimentações, pedido de compra feito criado automaticamente com o XML do fornecedor, além de um sistema de endereçamento de mercadoria para controle e expedição.

Conheça o Revolution 2.0 clicando aqui!