Contas a Receber

A tela contas a receber tem como finalidade lançar um pedido nas situações em que o cliente pagará em uma data futura, gerar relatórios, emitir boletos, e etc.

(1) Incluindo uma nova conta

Uma das maneiras de incluir uma conta a receber é pelo cliente, veja o vídeo a seguir e as instruções:

Instruções:

Acesse a tela contas a receber e pesquise o nome do cliente, clique em “Executar”;

Para ver os pedido em aberto deste cliente, clique na seta ao final da tela;

 

Selecione o pedido (ou pedidos) desejado e clique em “Lançar”;

Clique em “Confirmar”;

 

O pedido será lançado e a conta será criada;

 

(2) Incluindo uma conta avulsa

A outra maneira de incluir uma conta é realizar o lançamento avulso (sem associação com pedido), veja as instruções e seguir:

Acesse a tela Contas a Receber.

 

Clique no botão incluir.

 

Informe o devedor.

 

Informe o valor da conta e as demais informações da parcela, conforme desejar.

Clique em salvar.

 

(3) Excluindo uma conta a receber

Instruções:

Na tela contas a receber, selecione a conta que deseja excluir e de duplo clique sobre ela.

 

Clique sobre a parcela ou sobre as parcelas e aperte CTRL + DELETE no teclado.

 

Clique em sim na confirmação de exclusão.

 

O sistema permite que recebimentos sejam cancelados, pois em certas situações podem ocorrer erros como, por exemplo, meio de pagamento incorreto.

Porém, é importante que tais ações possam ser controladas pelo usuário administrador.

Nesse sentido, o sistema possui um relatório de auditoria, que exibe todas as exclusões dentro de um período.

Para usar o relatório siga as seguintes instruções:

Abra a tela Auditoria Exclusão do Recebimento/Pagamento;

Procure por recebimentos. Defina o período que deseja visualizar e clique em pesquisar;

Para visualizar o extrato do recebimento antes de sua exclusão, selecione o registro e clique em Extrato.

 

(4) Dividindo uma conta em parcelas;

Os pedidos de um cliente lançados na tela Contas a Receber dão origem a uma conta. Esta conta poderá ser dividida em parcelas, conforme o estabelecido para pagamento.

Instruções:

 

Na tela Contas a Receber, lance o(s) pedido(s) ou encontre a conta lançada.

 

Clique na parcela e aperte a seta para baixo no teclado. Você pode criar quantas parcelas desejar, respeitando nas divisões, o valor total da conta.

 

Nas novas parcelas, faça as alterações necessárias e clique em Salvar.

 

(5) Gerando boletos

 Uma das maneiras de gerar um boleto dentro do Revolution é na tela Contas a Receber, entenda como usar essa ferramenta; 

Lançar o pedido no Contas a receber: Se o pedido foi gerado com a condição boleto, seu lançamento já estará definido com o meio de pagamento boleto e com as parcelas devidamente divididas. (Desde que corretamente configurado na tela Condição de pagamento).

Caso os pedidos estejam sem a Condição de pagamento devida, dividir as parcelas do contas a receber conforme o valor e parcelas do boleto. Marcar Boleto como meio de pagamento.

Clicar no botão Gerar Boletos.