A tela contas a receber tem como finalidade lançar um pedido nas situações em que o cliente pagará em uma data futura, gerar relatórios, emitir boletos, e etc.
(1) Incluindo uma nova conta
Uma das maneiras de incluir uma conta a receber é pelo cliente, veja o vídeo a seguir e as instruções:
Instruções:
Acesse a tela contas a receber e pesquise o nome do cliente, clique em “Executar”;
Para ver os pedido em aberto deste cliente, clique na seta ao final da tela;
Selecione o pedido (ou pedidos) desejado e clique em “Lançar”;
Clique em “Confirmar”;
O pedido será lançado e a conta será criada;
(2) Incluindo uma conta avulsa
A outra maneira de incluir uma conta é realizar o lançamento avulso (sem associação com pedido), veja as instruções e seguir:
Acesse a tela Contas a Receber.
Clique no botão incluir.
Informe o devedor.
Informe o valor da conta e as demais informações da parcela, conforme desejar.
Clique em salvar.
(3) Excluindo uma conta a receber
Instruções:
Na tela contas a receber, selecione a conta que deseja excluir e de duplo clique sobre ela.
Clique sobre a parcela ou sobre as parcelas e aperte CTRL + DELETE no teclado.
Clique em sim na confirmação de exclusão.
O sistema permite que recebimentos sejam cancelados, pois em certas situações podem ocorrer erros como, por exemplo, meio de pagamento incorreto.
Porém, é importante que tais ações possam ser controladas pelo usuário administrador.
Nesse sentido, o sistema possui um relatório de auditoria, que exibe todas as exclusões dentro de um período.
Para usar o relatório siga as seguintes instruções:
Abra a tela Auditoria Exclusão do Recebimento/Pagamento;
Procure por recebimentos. Defina o período que deseja visualizar e clique em pesquisar;
Para visualizar o extrato do recebimento antes de sua exclusão, selecione o registro e clique em Extrato.
(4) Dividindo uma conta em parcelas;
Os pedidos de um cliente lançados na tela Contas a Receber dão origem a uma conta. Esta conta poderá ser dividida em parcelas, conforme o estabelecido para pagamento.
Instruções:
Na tela Contas a Receber, lance o(s) pedido(s) ou encontre a conta lançada.
Clique na parcela e aperte a seta para baixo no teclado. Você pode criar quantas parcelas desejar, respeitando nas divisões, o valor total da conta.
Nas novas parcelas, faça as alterações necessárias e clique em Salvar.
(5) Gerando boletos
Uma das maneiras de gerar um boleto dentro do Revolution é na tela Contas a Receber, entenda como usar essa ferramenta;
Lançar o pedido no Contas a receber: Se o pedido foi gerado com a condição boleto, seu lançamento já estará definido com o meio de pagamento boleto e com as parcelas devidamente divididas. (Desde que corretamente configurado na tela Condição de pagamento).
Caso os pedidos estejam sem a Condição de pagamento devida, dividir as parcelas do contas a receber conforme o valor e parcelas do boleto. Marcar Boleto como meio de pagamento.
Clicar no botão Gerar Boletos.