Como usar a “Quantidade de embalagem” e o “Preço por” no Revolution?

Muitas vezes, para comprar determinado produto, o fornecedor exige uma quantidade determinada.
Na emissão da nota fiscal, poderá ser indicada a quantidade total comprada ou, a quantidade do conjunto (caixa, saco, pacote e etc).

Veja o exemplo abaixo:

Repare que o mesmo produto poderá ser indicado de formas diferentes na NF.

No primeiro caso, ao realizar um pedido de compra pelo XML, a quantidade estocada e atualização de preço irão ocorrer corretamente.

Já no segundo caso, o produto será estocado de forma incorreta e o preço também estará errado.

Esta situação a princípio impediria a utilização do recurso pedido de compra pelo XML pois, tratando-se do mesmo produto, ele poderá aparecer em quantidades e preços diferentes.

A solução para estas situações é a utilização dos recursos “Quantidade da embalagem” e “preço por”. Para definir tais valores será preciso sempre identificar a forma adotada no XML do fornecedor.

Vamos utilizar o exemplo acima para demonstrar qual o procedimento correto a ser adotado no sistema.

1. Em quantidade da embalagem deverá ser indicado a quantidade de unidades presentes dentro da embalagem que será aberta para a venda.

Em nosso exemplo, a quantidade da embalagem será 10, pois a caixa possui dez unidades do produto. Desta forma, ao realizar um pedido de compra, o valor será sempre múltiplo de 10. Ou seja, poderá ser comprado, por exemplo, 10, 20, 30, etc.

2. Já em relação ao “preço por”, deverá ser informado também a quantidade de unidades da embalagem.

Em nosso exemplo o número será 10, pois o preço da caixa é a soma de todas as unidades. Desta forma indicaremos em “preço por” a quantidade 10 que terá por ela dividida o valor unitário, R$120,00, totalizando o preço de R$12,00 por unidade. Também é obtido a partir deste valor a quantidade do produto que será estocada.

 

Importante: Quando o produto é comprado de uma forma e vendido de outra, como no caso de rolos de fio, vendido por metro, por exemplo, será preciso utilizar o recurso “Produto filho”, diferente das instruções indicadas acima.