Configurações para utilização do SAT

Para que o Sat CFe possa funcionar, existem algumas configurações que precisam ser efetuadas. Segue abaixo as instruções:

Passo 1: Verificar pelo controle de acesso se o seu grupo de usuário possui permissão de acesso ao módulo financeiro, se não possuir faça liberação do acesso nesse mesmo módulo.

Nome do menu: Atribuir permissões

Dica: Administradores devem possuir todas as telas liberadas. Para os outros grupos, libere apenas as telas que serão utilizadas.

 

Passo 2: Acessar financeiro > cadastros > conta e incluir as contas corrente que a sua loja trabalha. O sistema é entregue com as seguintes contas cadastradas: CAIXA, CHEQUE, CRÉDITO.

Nome do menu: Contas

Instruções:

  1. Informe o tipo de lançamento. Ex.: Conta corrente, Cartão, cheque.
  2. Informe a empresa.
  3. Preencha a descrição. Ex.: Bradesco (conta corrente do banco Bradesco).
  4. Informe em “Conta corrente” o banco, a agência e a conta.
  5. As demais informações devem ser preenchidas conforme a necessidade e particularidade.

Dica: As contas CIELO e REDECARD não são mais utilizadas pelo sistema. Você pode sobrepor as informações com as de sua conta corrente.

 

Passo 3: Acessar financeiro > cadastros > cartões e incluir os cartões aceitos pela sua empresa; exemplo: MASTERCARD, VISA, VISA ELECTRON etc.

Nome do menu: Cartões

Instruções:

  1. Preencha em descrição o nome do cartão. Exemplo: American Express
  2. Indique o tipo de operação. Será débito ou crédito.

 

Passo 4: Acessar financeiro > cadastros > financeira/Redes de cartão e corrigir as informações das redes cadastradas.

Nome do menu: Financeira / Rede de Cartões

Instruções:

  1. Preencha o Nome Razão, selecionando na lista.
  2. Informe o nome fantasia. Ex.: REDECARD.
  3. Informe o CNPJ e a inscrição estadual.
  4. Selecione entre financeira e rede de cartão.
  5. As demais informações devem ser preenchidas conforme a necessidade e particularidade.

Dica: Se você não trabalhar com CIELO ou REDECARD incluir o cadastro da sua rede.

 

Passo 5: Acessar financeiro > cadastros > formas de recebimento e fazer as devidas associações para as formas aceitas pela sua empresa.

Nome do menu: Formas de recebimento

Cartão

Instruções:

  1. Informar o troco que será devolvido ou o crédito máximo para o cliente que será gerado em uma venda. Caso não gere troco ou crédito deixe o valor igual a zero.
  2. Informe Cartão, Rede, Plano de conta da taxa do cartão e o plano de conta do crédito do cartão.
  3. Em conta: informe qual conta será creditado os valores recebidos através deste cartão e financeira.
  4. Informa o mínimo e o máximo de parcelas que serão aceitas, assim como a taxa cobrada e o prazo de resgate dos valores.

IMPORTANTE: Este procedimento deverá ser repetido para todas as combinações de cartão + financeira / Rede.

Nas demais formas de recebimento, deverá ser informado basicamente o plano de conta utilizado e o Troco / Crédito máximo.

 

Passo 6: Acessar RH > funcionários e cadastrar todas as pessoas que acessarão contas a receber, lançamento em conta e contas a pagar.

Nome do menu: Funcionário

Nessa tela você poderá cadastrar seus funcionários. Ela será imprescindível para aqueles que manipulam as informações no módulo financeiro.

Instruções:

  1. Preencha o nome
  2. Preencha CPF e RG.
  3. Indicar qual o usuário no sistema associado a este cadastro de funcionário.
  4. As demais informações devem ser preenchidas conforme a necessidade e particularidade.

Passo 7: Acessar controle de acesso > regras de visibilidade > formas de recebimento e selecionar as formas aceitas pela sua loja.

Nome do menu: Regras de Visibilidade

Instruções:

Informe nessa tela quais as formas de recebimento serão utilizadas. No caixa, serão aceitas apenas as formas indicadas aqui.

 

Passo 8: Acessar controle de acesso > regras de visibilidade > totalizadores do financeiro e definir quais pessoas poderão enxergar essas informações.

Nome do menu: Regras de Visibilidade

Instruções:

Marque os funcionários que poderão ver os totais de das contas no financeiro.

 

Passo 9: Acessar controle de acesso > regras de visibilidade > contas do financeiro e definir quais contas cada funcionário irá administrar.

Nome do menu: Regras de Visibilidade

Instruções:

  1. Selecione o funcionário
  2. Marque quais as contas ele poderá visualizar e modificar

Dica: Se o funcionário for administrar todas as contas, marque todos os quadros.

 

Passo 10: Acessar controle de acesso > regras de visibilidade > empresas contas pagar/receber e definir quais empresas cada funcionário irá administrar.

Nome do menu: Regras de Visibilidade

Instruções:

  1. Informe o funcionário
  2. Selecione as empresas que poderão ser administradas

Dica: Mesmo que você só possua sua empresa cadastrada, é necessário indicar nessa tela que o funcionário poderá administrá-la.

 

 Passo 11: Acessar ferramentas > configurações globais > financeiro e preencher as informações.

Nome do menu: Configuração Global

Instruções:

Preencha as informações solicitadas e clique em salvar no final da tela.

 

Passo 12: Acessar ferramentas > configurações globais > caixa e preencher as informações.

Nome do menu: Configuração Global

Instruções:

Preencha as informações solicitadas.

 

Passo 13: Verificar os cadastros de condição de pagamento pela versão antiga e certificar-se de que todas estão com as informações de parcela e prazo.

Instruções:

  1. Informe o número de parcelas
  2. Informe as parcelas e os dias em que serão realizadas conforme a condição

 

Instruções acerca dos débitos do Sav 2003

Em virtude da diferença entre a estrutura dos sistemas (Sav 2003 e Sav.Net 2010), os débitos existentes na versão antiga deverão ser lançados de forma manual no novo sistema. Uma forma é fazer por demanda, ou seja, conforme o cliente vai até à loja, lança-se o débito nas contas a receber. A outra é fazer todos os lançamentos antes de começar a utilizar o novo financeiro.